Portfólio Agroindústria Bela Citrus – PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI

Curso Ciências Contábeis – Semestre: 5º – 6º

 

Portfólio Pronto!!! CLIQUE AQUI.

 

RESUMO DO TRABALHO. VEJA O PDF COMPLETO: 04-port5-6-cc-bela-citrus

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Agroindústria Bela Citrus”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Agroindústria – Bela Citrus

O faturamento da Bela Citrus provém integralmente do processamento e fabricação do suco de laranja que é fonte rica em vitaminas, minerais e flavonoides. A empresa se preocupa com a valorização de seus profissionais, o aproveitamento de 100% da fruta na produção do suco e de seus ingredientes, a reutilização da água retirada do suco concentrado, a utilização de energia renovável. A filosofia da Bela Citrus é crescer de maneira sustentável e melhorar a vida da comunidade. A diretoria executiva da Bela Citrus está em busca de novas oportunidades de negócios que venha garantir a sustentabilidade empresarial da agroindústria, expressa pelo crescimento contínuo da produção, receitas e lucro a longo prazo, bem como no atendimento satisfatório aos anseios da comunidade. A Bela Citrus deseja crescer. Para isso, ela precisa analisar um projeto de investimento para ampliação no setor de processamento para adequar a demanda à capacidade produtiva. A melhoria na capacidade produtiva pode viabilizar outras oportunidades. A Bela Citrus, atualmente, analisa a oportunidade em participar de processos licitatórios de prefeituras das regiões em que atua e identificou que o município Jarra Branca está buscando empresas para o fornecimento de suco concentrado líquido para uso na composição da merenda escolar em sua rede municipal.

O principal gargalo produtivo está no processamento, uma vez que a unidade industrial está próxima da sua capacidade máxima. Além disso, uma possível vitória nas licitações levará a agroindústria a ampliar seu setor produtivo. O investimento inicial no projeto de ampliação no setor de processamento está estimado em R$2.000.000,00. Para financiar o projeto, será utilizado capital de terceiro. Logo, agroindústria irá incorrer em despesas financeiras. A melhor opção de financiamento do projeto de investimento, no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta do (BNDES) pode ser visualizado no quadro abaixo:

Com base nessas informações você deverá apontar a viabilidade econômicofinanceira dos investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, calcule para o projeto:

ATIVIDADE 1

a) Valor Presente Líquido (VPL); b) Taxa Interna de Retorno (TIR). c) Com base nos resultados encontrados, determine se o projeto é viável ou não.

Visto a análise de viabilidade para investimentos, a Bela Citrus analisa a oportunidade de participar da licitação do município Jarra Branca que busca a terceirização no fornecimento de suco concentrado líquido para uso na composição da merenda escolar em sua rede municipal. A diretoria tem dúvidas se a empresa deve ou não participar do processo licitatório por ainda não saber claramente a capacidade de pagamento da entidade pública para a satisfação das necessidades básicas. Por essa razão, ela solicitou aos profissionais da empresa, que lidam com a análise de proposta, inclusive você, para analisar a condição financeira da entidade pública por meio de indicadores, a fim de determinar se vale a pena ou não participar do processo licitatório.

Sob a perspectiva dos gastos públicos, a análise inicia-se pela compreensão da conexão entre gastos e satisfação das necessidades básicas da população. A administração realizou o levantamento de dados necessários para analisar viabilidade de participar da licitação. Neste sentido, o Quadro 3 destaca os indicadores de análises voltados para os gastos públicos. A ideia é avaliar, por meio de indicadores a condição financeira do Município de Jarra Branca sob a perspectiva dos gastos públicos, compreendendo as despesas operacionais com o custeio do governo, as despesas com o serviço da dívida e os investimentos para o período janeiro a março de 2019, a fim de determinar a capacidade de pagamento da entidade pública. As principais informações necessárias à avaliação do comportamento dos gastos públicos são extraídas diretamente do balanço orçamentário (veja Quadro 4). As informações analíticas são extraídas do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), especificamente no Anexo I – Balanço Orçamentário. As informações sobre as variáveis econômicas, demográficas e operacionais são obtidas nas bases de dados do IBGE. Os dados foram corrigidos monetariamente, utilizando-se como indexador o IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas. O Quadro 5 sintetiza esses dados.

ATIVIDADE 2

a) calcule os principais indicadores de análise dos gastos do Município de Jarra Branca para o período de janeiro a março de 2019, preenchendo seus valores nos Quadros 6, 7 e 8;

ATIVIDADE 3

b) apresente um exemplo de análise sob o ponto de vista de um analista externo da Bela Citrus, comentando pelo menos três tipos de indicadores, entre as informações disponíveis e calculadas. Se possível, demonstre uma possível conclusão ou um indicativo sobre a capacidade financeira do município. Se for o caso, você pode comentar algumas restrições como limitações das análises: i) limitação dos dados publicados; ii) ausência de informações sobre fatores importantes dos gastos que afetam a condição financeira do município.

Para que a gestão da empresa possa tomar decisão assertiva, mediante a movimentação da empresa, o departamento contábil da Bela Citrus deverá apresentar três demonstrações, as quais são fundamentais na evidenciação dos fatos contábeis ocorridos no período: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).

Para elaborar as três demonstrações você deverá atentar-se as seguintes informações e orientações:

Conforme observa-se no Quadro 9, em relação a DRE projetada, no primeiro ano a empresa até superou as expectativas, realizando vendas acima dos valores almejados pela empresa. O Quadro 9 demonstra as vendas realizadas e todos os demais eventos que fizeram parte dos processos transacionais da empresa. Neste caso, a contabilidade deve levantar e apurar, sob as normas e Legislação contábil a Demonstração do Resultado do Exercício – DRE.

No que diz respeito ao lucro a ser apurado pela contabilidade, deve-se evidenciar a provisão para o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro (CSSL) levando em consideração as seguintes alíquotas:

 15% sobre o lucro para IRPJ e;  9% para CSSL.

Ainda, é necessário calcular o valor do Adicional de IRPJ sob alíquota de 10% considerando como base de cálculo o valor do Lucro menos o múltiplo de 3 x R$ 20.000,00, uma vez que a empresa apura os impostos trimestralmente.

Feito a apuração do Resultado do Exercício, deve apresentar também o Balanço Patrimonial, o qual evidenciará os saldos das contas patrimoniais conforme já apurado pela contabilidade (vídeo Quadro 10). Para ajuda-lo nisso, segue abaixo a relação de saldos contas, conforme seus respectivos grupos e subgrupos e outras informações necessária ao preparo das demonstrações.

Dado a movimentação da empresa e mutações que ocorreram no Grupo Patrimônio Líquido (PL), a contabilidade deverá também apresentar uma Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) (veja Quadro 11). Para isto deve se observar as movimentações apresentadas no Balanço Patrimonial e também na DRE para identificar os valores que influenciaram nas mutações do patrimônio.

As Demonstrações Contábeis têm como função apresentar de forma clara os eventos ocorridos na empresa. Por isso, demonstrações como Balanço Patrimonial e DRE devem apresentar os subtotais dos grupos e subgrupos. Assim, é de fundamental importância que o Balanço Patrimonial apresente o valor do total de cada grupo Circulante e Não Circulante, bem como valor do Patrimônio Líquido. Por sua vez, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) deve evidenciar valores de Receitas Líquida, Lucro Bruto, Lucro antes do IR e Lucro Líquido.

ATIVIDADE 4

Assim, tendo em vista as informações apresentadas, elabore: a) o Balanço Patrimonial; b) a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), e; c) a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).

O Brasil é o maior exportador global de suco de laranja. Esse fato chama a atenção dos gestores da empresa Bela Citrus que pensam em elevar o negócio a outro nível. Para fazer isso, eles precisam compreender a mensuração e identificação dos ativos biológicos para realizarem corretamente a contabilização dos fatos contábeis, gerando as demonstrações contábeis com informações relevantes e de forma fidedigna.

ATIVIDADE 5

Foram apresentadas algumas dúvidas que você pode ajudar a esclarecer: a) Qual é a diferença entre ativos biológicos consumíveis ou de produção e culturas permanentes e temporárias? b) Cite pelo menos dois exemplos, sendo um de ativo biológico consumível e e a outra de cultura permanente ou temporária, para facilitar o entendimento. c) Os gestores querem saber mais sobre as plantas portadoras e suas particularidades. Explique sobre isso.

O cuidado com a natureza está no DNA da Bela Citrus. A empresa vem desde o planejamento de suas atividades, direcionando suas operações de forma responsável, tendo como diretrizes ambientais a preservação da biodiversidade, o uso responsável dos recursos e a mitigação dos riscos. Além disso, ela tem priorizando investimentos que apresentem alternativas renováveis, realizando o monitoramento constante de seus impactos e viabiliza o aumento da eficiência de seus processos. Na atividade de extração de suco cítricas a empresa teve no último período uma grande geração de resíduo de bagaço de laranja e um aumento no consumo de água na irrigação dos laranjais.

ATIVIDADE 6

a) Sabendo da necessidade da integração da produção com a evidenciação dos impactos sociais e ambientais na contabilidade, você é chamado a apresentar os conceitos de: i) Meio ambiente; ii) Recuperação de créditos carbono, e; iii) Estudo de impacto ambiental. b) Sugira pelo menos uma forma de aproveitamento do bagaço de laranja pela Bela Citrus, como parte de sua responsabilidade ambiental e social.