Portfólio Empresa de Calçados Sustentáveis

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Portfólio Empresa de Calçados Sustentáveis. CST – Núcleo Comum / Recursos Humanos. Semestre: 1º semestre

Disciplinas integradoras: Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Homem Cultura e Sociedade, Modelos de Gestão, Legislação Social e Trabalhista
Seminário de Projeto Integrado I

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI) terá como temática Planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) – Portfólio Empresa de Calçados Sustentáveis

A proposta dessa PTI é que você proponha a abertura de uma empresa voltada a produção e venda de calçados sustentáveis.

Suponha que você possua atualmente uma reserva financeira considerável e deseja se tornar um empresário, você gostaria de investir sua reserva financeira na abertura de um negócio próprio.

Você está pesquisando diversos tipos de negócios, e uma área que chamou sua atenção para investir foi a de calçados.

Porém quando se fala em investimento em um determinado negócio, é importante que sua futura empresa tenha uma proposta interessante (de produto, serviço) para que atenda de forma adequada as necessidades e desejos de seus futuros clientes. Quando uma empresa disponibiliza um produto no mercado é importante que ele tenha um diferencial para que chame a atenção do consumidor.

Tarefa 1: Empreendedorismo

Seu primeiro passo será iniciar planejamento é desenvolver o modelo do Negócio conforme o modelo Canvas. Para o autor Juliano (2016, p. 81) a “metodologia Canvas é uma modelagem que permite visualizar a descrição do empreendimento e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja compreendida por quem o examina”.

Para cumprir esse passo deverá ser construído o modelo de negócio no modelo da ferramenta Canvas, para tanto consulte a Seção 2.2 – O modelo de Negócio, p. 79 -91, do livro de Juliano (2006).

Deverá ser apresentado no relatório a representação dos blocos (Figura 1), assim como o texto descrevendo cada um dos blocos. Cada bloco tem seu próprio significado e equivale a uma pergunta.

Os blocos azuis estão relacionados com a pergunta “como?”. O bloco vermelho se relaciona com a pergunta “o que?”. Já os blocos verdes se referem à pergunta “para quem?”. E os dois blocos laranja fazem o questionamento “quanto?”.

Tarefa 2: Homem, cultura e sociedade

Toda empresa pode contribuir, tanto de forma positiva ou negativa, com uma comunidade local. Isso nos faz refletir sobre a função da empresa na sociedade e como essa deve responder às demandas da sociedade. O modelo de desenvolvimento econômico capitalista tem como uma das prioridades o lucro financeiro, o que, em alguns casos, pode entrar em conflito com os interesses sociais e ambientais.

O livro didático da disciplina de “Homem, cultura e sociedade, procura discutir e refletir sobre a formação da sociedade capitalista (Unidade 1) e os impactos do modelo de desenvolvimento capitalista no mundo (Unidade 3). Segundo CIZOTO et al. (2016), “Frente aos desafios que esses problemas carregam, estabelece-se o conceito de desenvolvimento econômico com a inclusão do sentido de sustentabilidade.

Cria-se um cenário levando-se em conta, além do crescimento econômico, a ampliação do bem-estar social, a melhoria nos padrões de vida para a população.

Não se trata apenas de assegurar melhores e mais saudáveis possibilidades de alteração da realidade, mas também de atingir maior equilíbrio na distribuição de renda, de bens materiais e até mesmo avaliar o aumento da capacidade de consumo.

A consequência, segundo Derani (2001), se reverteria em condições materiais ao bem-estar da sociedade (manutenção da sanidade física e psíquica dos indivíduos): acesso à alimentação sadia, qualidade da água que se consome, disponibilidade para o lazer, índice de salubridade do ambiente de trabalho, por exemplo. Vários autores e estudiosos indicam a necessidade de um ecodesenvolvimento.

É uma teoria que precede e prepara o caminho para um “desenvolvimento sustentável”, carregando como metas principais: a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente tanto no presente como para as gerações futuras, a valorização das estruturas sociais, a satisfação das necessidades básicas da população, a participação ativa da sociedade civil, a segurança social, o investimento em políticas públicas relacionadas à infraestrutura, a elaboração de sistemas sociais que assegurem emprego, respeito às culturas, e incluam programas de educação.”

Tarefa 3: Gestão de Projetos – (Gestão de Escopo)

Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um projeto. A empresa de calçados sustentáveis para iniciar suas atividades deverá recorrer a Gestão de Projetos, seguindo a metodologia do PMBOk. Esta metodologia prevê que um projeto tem um ciclo de vida (início – planejamento – execução – monitoramento e controle – encerramento) e abrange 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos. Uma destas áreas é o Gerenciamento de Escopo.

Nos projetos, podemos dividir o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. O escopo do produto é o que se faz no projeto para atender as necessidades do cliente, ou seja, o escopo do produto é definido como as características e funcionalidades que o produto final feito do projeto irá apresentar, tais como: definições, especificações, medidas e cores.

O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto; objetivos da informação; função e desempenho; premissas e restrições.
Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema. Esta decomposição pode ser aplicada em duas áreas principais: (1) Funcionalidade que precisa ser entregue e (2) Processo que será usado para entregá-la.

Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração de escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador do projeto e pelo próprio gerente do projeto. Essa declaração contém os itens descritos a seguir:

Tarefa 4: Modelos de Gestão

Para constituir uma empresa proposta por essa Produção Textual é importante se trabalhar com a questão da inovação.
É importante que uma empresa esteja sempre buscando inovações (produtos, processos) para poder oferecer sempre ao mercado produtos e serviços que sejam inovadores e que satisfaçam os desejos dos clientes.

Tarefa 5: Legislação social e Trabalhista

Uma empresa preocupada e criada sob o viés da sustentabilidade tem como pressuposto a responsabilidade social. Esta pode ser definida como sendo a obrigação do empresário de tomar decisões e ações que poderão contribuir para o bem da organização e, ao mesmo tempo, atender aos interesses da sociedade (LOURENÇO; SCHRODER, 2003).

A empresa, sob o ponto de vista da responsabilidade social, além de produzir bens e serviços sustentáveis, possui a função social de contribuir para o bem estar de seus trabalhadores (pessoal interno) e da comunidade (pessoal externo). Cumpre esse papel quando proporciona melhores condições ao trabalho humano, cumpre deveres jurídicos e morais, descentralizando o seu capital e lucro para atividades sociais.

O artigo 1º e o artigo 170 da Constituição Federal impõem, como fundamento do Estado Democrático de Direito, os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa. Isso significa que o Estado brasileiro permitiu a liberdade do indivíduo em suas iniciativas econômicas, mas sem desvincular das questões sociais do trabalho. Em outras palavras, é possível se lançar como fornecedor de bens e serviços à sociedade, leia-se “atuar como empresário”, porém sem violar os direitos sociais dos trabalhadores.


Compre aqui seu Portfólio Empresa de Calçados Sustentáveis . Portfólio pronto.


Veja também o Portfólio Contabilidade na Gestão Pública