Portfólio LOGG1 Armazenamento e Logística – CC 6º/7º Semestre

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Portfólio LOGG1 Armazenamento e Logística – CC 6º/7º Semestre

Curso: Ciências Contábeis

ATENÇÃO: GARANTA O SEU O QUANTO ANTES.


Compre aqui

CONTEXTUALIZAÇÃO

Portfólio LOGG1 Logística/LOGG1 ARMAZENAMENTO E LOGISTICA.

Os sócios Amilton e Cezar, que fazem parte do quadro societário da empresa LOGG1 Logística Ltda, o ramo de atividade desta empresa é focado em logística, cujo objetivo principal é a prestação de serviços para cessão de espaços, galpões de armazenamento e transporte, a empresa conta com 20 anos de experiência e pretende aumentar o seu volume de negócios através da abertura de seu capital, dessa forma, ela terá uma opção a mais como fonte de recursos financeiros para seus investimentos.

Atualmente a empresa possui natureza jurídica de sociedade empresária limitada e também é optante pelo LUCRO PRESUMIDO com faturamento bruto no ano anterior de R$ 50.000.000,00.

Primeira etapa

Considerando que a empresa LOGG1 pretende abrir o seu capital para o mercado de ações, responda, de maneira fundamentada, as indagações a seguir: a) Qual espécie societária deve ser adotada pela empresa para que consiga obter autorização para negociar seus valores mobiliários no mercado de capitais? Justifique e aponte os fundamentos jurídicos de sua resposta, conceituando tal espécie societária; b) Qual órgão é o responsável para conceder aludida autorização? c) O que é o denominado “mercado de capitais”, também chamado de “mercado de valores mobiliários”?

Segunda etapa

Após determinar qual a natureza jurídica adequada, sua empresa de consultoria deve verificar se esta nova natureza jurídica irá influenciar diretamente ou não na tributação da empresa, e quais seriam os impactos tributários.

Com base no ramo de atividade da empresa, natureza jurídica previamente determinada por sua empresa de consultoria e faturamento previsto para 2019, aponte os possíveis regimes tributários para enquadramento da LOGG1, levando em consideração o sistema tributário brasileiro. É obrigatório apontar quais as alíquotas dos impostos federais (PIS, COFINS, IRPJ e CSLL) e também demonstrar como eles devem ser calculados pelo regime não-cumulativo. Dados da empresa:  CNAE atividade – 5211-7/99 Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda móveis.  Faturamento previsto para 2019- R$ 100.000.000,00.

Terceira etapa

Após diversas discussões entre os CEO´s da companhia, fica decidido pela implantação do Departamento de Controladoria na empresa. A contratação de pessoal qualificado é fundamental para uma boa estruturação intelectual deste departamento. O Departamento de Controladoria deve atuar na geração de informações tanto sobre os ambientes externos como interno da empresa, no intuito de proporcionar subsídios úteis aos gestores para o processo de tomada de decisão.

Segundo Kanitz (1976), um dos precursores da controladoria no Brasil, estabeleceu que as funções da controladoria consistem em um conjunto de sistemas que fornecem aos gestores os elementos necessários para sugerir à alta administração as medidas corretivas para melhorar o desempenho empresarial, conhecer e entender estas funções é fundamental.

É possível afirmarmos que dentre as diversas funções atribuídas à Controladoria, e não mais ou menos importante, encontra-se à função Tributária, à ela é imposta as competências quanto à apuração dos impostos conforme as normas contábeis e a legislação tributária, bem como o planejamento tributário, visando diminuir os impactos dos tributos nas empresas. Desta forma, a missão da controladoria consiste em assegurar a eficácia da empresa por meio da otimização de seus resultados, por meio da integralização dos esforços das diversas áreas. Zelando, assim, pela continuidade da empresa assegurando a otimização do resultado global.

Neste contexto, após uma vasta pesquisa a respeito do tema controladoria, suas funções e missões. Como você, Controlador da empresa deste caso, entende que as funções da controladoria podem contribuir na situação apresentada, para garantir as informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca de eficácia gerencial?

Considerando estes e os diversos aspectos sobre Controladoria, discorra em seu trabalho, não se esquecendo de citar suas fontes de pesquisas, sobre os itens propostos a seguir. 1. Tendo como base os posicionamentos apresentados neste item, descreva quem é e qual o perfil do profissional responsável por esta área de trabalho e qual deve ser sua área de formação acadêmica. 2. Comente sobre as principais funções atribuídas à Controladoria, descrevendo sobre cada uma delas. 3. Pesquise sobre as principais atribuições da Controladoria.

Quarta etapa

Em se tratando da Auditoria e Perícia, o auditor tem que conhecer todos os procedimentos internos da empresa e atuar no sentido de corrigir as falhas existentes dentro do processo de Planejamento Tributário, contribuindo para o desenvolvimento da organização e aperfeiçoamento de sua competitividade no mercado.

A elevada carga tributária brasileira faz com que as empresas almejem uma gestão tributária eficaz que assegure o correto cumprimento das obrigações fiscais, evitando penalidades. Processo pode garantir controle de execução e valorizar a organização, interna e externamente. Sejam por exigência legal ou por iniciativa interna da diretoria, as auditorias, em suas mais variadas formas, vêm ganhando espaço no dia a dia das empresas brasileiras e sendo vistas como instrumento estratégico e preventivo de gestão. Divididas em internas e externas, podem ser executadas por funcionários da própria organização, no caso de internas, e conduzidas para auxiliar a tomada de decisão dos gestores do grupo.

Já as auditorias externas, costumam ser realizadas por firmas especializadas e auditores independentes, com o fim de atestar a veracidade dos lançamentos contábeis da empresa para o mercado ou outras partes interessadas, sejam elas públicas ou privadas.

Após publicação da Lei nº 11.638/07, as auditorias devem se tornar mais frequentes e rigorosas. Conhecida como a nova lei das Sociedades Anônimas, visa principalmente prover o alinhamento das práticas contábeis brasileiras com padrões internacionais do IFRS – International Financial Reporting Standards.

Desta forma a empresa LOGG1 Logística Ltda, deverá buscar na auditoria a validação de todos os procedimentos estratégicos para que possam ter um processo sistemático cujo objetivo é obter evidências que comprovem a eficácia e a adequação das atividades desenvolvidas pela empresa.

Para saber mais, acesse: https://portaldeauditoria.com.br/controle-interno e https://arquivei.com.br/blog/beneficios-auditoria-fiscal. https://www.contas.cnt.br/auditoriagovernamental/planejamento-de-auditoria. Acesso em 31/01/2019. Questões: 1. O que é auditoria Interna? Cite três vantagens. 2. O que é auditoria Externa? Cite 3 vantagens. 3. O que é Auditoria Contábil? 4. O que é auditoria Financeira?


Veja também o Portfólio Calce Leve