Portfólio Monitoramento PETMonitor 1º Sem. Flex / 2º Sem.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Portfólio Monitoramento PETMonitor – PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI

Curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS

Semestre: 1º Sem. Flex / 2º Sem.

 

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR ESSE TRABALHO.

 

RESUMO DO TRABALHO.

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática Sistema de monitoramento PETMonitor. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Sistema de monitoramento PETMonitor

João passeava pela praça próxima de sua casa com Totó, seu cãozinho de estimação. Ambos se divertiam quando Totó avistou um gato e disparou em uma corrida ficando fora do alcance de visão do seu tutor(dono). Neste momento, ele preocupado com seu cachorrinho teve a ideia de desenvolver um aplicativo
para localizar seu pet (animal doméstico) através da Web.

Assim, num ambiente tão conectado, pelo avanço tecnológico e pela busca da proximidade entre os tutores (donos) e seus pets, pode-se dizer que uma solução para monitorar e localizar os pets seja uma ideia válida para um grande negócio. Imaginar que a partir de um aplicativo Web , pode-se fazer o monitoramento
ou uma análise dos últimos passeios de seu pet será muito interessante.

Como João não tem os conhecimentos necessários para este empreendimento, ele decidiu buscar ajuda dos alunos de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Conversando com você, alunos de ADS,

João descobriu que com o avanço de tecnologias como IoT (internet das coisas), é possível adquirir pela internet, dispositivos portáteis do tamanho de um pequeno chaveiro, que pode ser colocado junto a uma coleira e que emite um sinal com a identificação do dispositivo, a data/hora e as coordenadas
georreferenciadas. Como por exemplo: 562341, 17/07/2019 07:45:30, latitude: -23,294716, longitude:
-51,165644.

Tarefa 1:
Faça um algoritmo que solicita a posição (latitude e longitude) do tutor e a posição do seu pet. Considere a distância segura para o seu deslocamento, por exemplo, em 20 metros. Caso a distância segura seja ultrapassada, dispare uma mensagem de alerta para o tutor.

O aluno deve anexar no corpo do trabalho o código-fonte do algoritmo.

Tarefa 2:
Pensando no início da divulgação via página da Internet, elabore um protótipo de uma tela em HTML do aplicativo com dados fictícios como: cidade, nome do aplicativo e sua função. Logo abaixo, insira uma tabela preenchida com 10 linhas constando:

 Nome do pet;

 Raça;

 Sexo;

 Latitude;

 Longitude.

O aluno deve anexar no corpo do trabalho o documento HTML.

Tarefa 3:
Prosseguindo o desenvolvimento da Produção Textual, analise uma situação em que o usuário necessite do apoio do aplicativo para encontrar uma distância segura para o seu pet:

“João (tutor) gostaria de deixar o Totó (cão) solto numa distância que considere segura, porém ainda não sabe qual seria esta distância. Então ele precisa da ajuda do aplicativo para criar um perímetro seguro para o seu querido animal; o aplicativo poderá prover um aviso sonoro/visual no seu celular quando o Totó se afaste de um determinado raio de alcance. Para que a distância seja configurável pelo próprio tutor, o software deverá oferecer essa função, mantendo um histórico das configurações anteriores, pois ele pode manter várias pré-configurações de acordo com o ambiente que eles frequentam”.

Tendo em vista o cenário exposto, verifica-se que alguns processos e regras de negócio devem ser implementados através de requisitos de software, envolvendo informações que possibilitem o funcionamento de configuração da distância segura, assim, atendendo às necessidades do usuário. Portanto, descreva as atividades que devem ser executadas pela equipe de desenvolvimento de software para cada fase do desenvolvimento do software, conforme os conceitos de ciclo de vida do PDS (processo de desenvolvimento de software). Para que a equipe de desenvolvimento compreenda como o software atende as funcionalidades e as regras, descreva um Requisito de Software com os seguintes detalhes (clareza, completeza, objetividade, entre outros). Sabe-se que o uso de diagramas complementa e esclarece os processos de negócio e as suas regras de negócios, através de fluxos de interação de informações. Diante disso, elabore um diagrama com o processo de negócio com a funcionalidade para a configuração da distância segura do Totó, representando a interação entre o usuário e o aplicativo (em análise para o desenvolvimento).

O aluno deve anexar no corpo do trabalho a descrição do requisito de software, o diagrama do processo de negócio da funcionalidade e a relação das atividades.