Portfólio Núcleo Comum EJA. Curso: Núcleo Comum. Semestre: 2º/3ºsemestre

Disciplinas integradoras: Metodologia Científica, Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos da Educação, Educação Formal e não Formal
Didática: Planejamento e Avaliação, Práticas Pedagógicas: Gestão da sala de aula

O Portfólio Núcleo Comum EJA será produzido sob demanda. Valor: R$ 50,00

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “A escolarização de Jovens e Adultos analfabetos ou com baixa escolarização”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Por meio das discussões que perpassam este semestre, será possível observar que a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é marcada por precariedades e descasos. No entanto, inúmeras reivindicações foram realizadas para que essa modalidade fosse compreendida atualmente como um direito social.

Nesta lógica, refletir sobre práticas pedagógicas que vislumbrem a concretização de uma escolarização de qualidade e a apropriação do conhecimento científico a este público é fundamental para que esse direito se concretize.

Sendo assim, nesta atividade a intenção é promover a reflexão sobre tais questões e levá-lo a articular com os principais conhecimentos que permeiam este semestre, o que favorecerá a ampliação de saberes essenciais ao exercício da docência e gestão na EJA.

Para realizar a atividade de portfólio individual, você deverá criar um texto de própria autoria, utilizando-se do material disponibilizado. O texto deverá ser estruturado seguindo as normas da ABNT. Para isso, acesse: http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/ . Ao acessar a Biblioteca Digital na parte inferior direita da página inicial clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico” e siga a estrutura e orientações que se encontram descritas.

  1. O que deve ser realizado no que se refere à produção textual
  2. Refletir sobre a Situação Geradora de Aprendizagem e Situação Problema.
  3. Ler o texto intitulado “Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil” (disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art05_38.pdf Acesso em: 13 dez. 2018).
  4. Ler o texto intitulado “Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas” (disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n67/a11v1867. Acesso em 13 dez. 2018).
  5. Ler o texto intitulado “Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais” (disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25401/14733 Acesso em: 14.dez. 2018).
  6. Ler a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9394/96, na Seção V intitulada “Da Educação de Jovens e Adultos”. Acesso pelo link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm
  7. Ler as seções 3.1 e 3.2, da página 123 à 148, que constam no livro Didática: Planejamento e Avaliação, ISBN 978-85-8482-552-3, disponível na Biblioteca virtual. Para subsidiar essa reflexão, pode-se ler ainda o texto “Avaliação formativa: a prática em construção”, disponível no link http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2013/trabalhos/co_03/79.pdf
  8. Elaborar a produção textual individual, embasada na fundamentação teórica e na reflexão sobre a proposta apresentada na Situação Problema, considerando ainda as normas da ABNT.

Situação-problema:
Marcela organizou uma série de atividades relevantes para a semana pedagógica, incluindo, inicialmente, uma palestra ministrada por Maria Clara, uma importante pesquisadora no âmbito da EJA, intitulada “Educação de Jovens e Adultos: para quê e para quem?”
Marcela, pediu à Maria Clara que buscasse contemplar em sua fala os seguintes questionamentos:

  • Quais são os fatores históricos, políticos e sociais que perpassam a Educação de Jovens e Adultos na educação brasileira?
  • Qual a função social da escola, sobretudo diante do processo de escolarização da população analfabeta e com baixa escolarização?
  • Quais são os desafios e as possibilidades para a efetivação do direito à educação de Jovens e Adultos?
  • Como o professor deve conduzir o processo avaliativo, tendo em vista saber como está a aprendizagem dos estudantes que frequentam a EJA?
  • Após fazer a leitura dos materiais indicados e refletir sobre a situação geradora de aprendizagem elabore um texto que contemple o que será abordado por Maria Clara, tendo em vista atender à solicitação de Marcela, ou seja, sua atividade deve contemplar os questionamentos apresentados logo acima.

Peça o seu Portfólio Núcleo Comum EJA. Produção sob demanda.

Valor sugerido: R$ 50,00


Veja também o Portfólio Contabilidade na Gestão Pública

2 replies on “Portfólio Núcleo Comum EJA